Sou casada e mae de um bebê lindo chamado Heitor. Amo decoração de ambientes, principalemente pequenos ambientes como sala e quarto: onde um simples toque, como um ar-condicionado mais moderno, um sofa ou tapete novo, faz toda a diferença. Amo a internet e tudo o que ela nos possibilita realizar nos dias atuais. Sou criativa, espontanêa e divertida.
Normalmente, a bartolinite não tem sintomas e pode ser tratada facilmente. Entretanto, há casos em que causa dor, desconforto ou, até mesmo, pode ser necessário cirurgia para removê-la. A ginecologista e obstetra Ana Flávia Araújo Litwinczuk (CRM-SP 128883) falou mais sobre a doença, sintomas e possíveis tratamentos. Acompanhe na matéria!
Segundo a ginecologista, “as glândulas de Bartholin são responsáveis pela produção de muco lubrificante da vulva e vagina, principalmente durante o ato sexual. Quando há alteração dessas glândulas, ocorre a formação de cistos e abscessos (cistos infectados), também chamados de bartolinite.”
Causas da bartolinite
Pode haver obstrução do orifício ductal das glândulas de Bartholin e, consequentemente, a dilatação pela produção mucosa da glândula. “Essa obstrução pode ser causada por inflamação, trauma ou alterações da própria consistência do muco. Geralmente são assintomáticos, porém, quando apresentam grande volume, podem causar dor e dispareunia (dor durante a relação sexual)”, explica Ana Flávia.
Bartolinite é transmissível?
A ginecologista informa que, “quando há um quadro infeccioso associado, isto é, o cisto apresenta muco purulento, os agentes causais em geral são bactérias oportunistas, como espécies de staphilococcus, streptococcus e, principalmente, E. coli. Com isso, não consideramos o quadro de bartolinite transmissível, porém não excluímos bactérias, como a chlamydia trachomatis e a neisséria gonorrhoeae, como possíveis causadoras, e que são transmissíveis sexualmente.”
Sintomas da bartolinite
De acordo com as informações da ginecologista, geralmente a doença é assintomática. No entanto, pode apresentar os seguintes sintomas:
Dispareunia (dor durante a relação sexual)
Desconforto para se sentar e andar
Vermelhidão
Queimação
Inchaço dos grandes lábios
Muco purulento
É importante estar atenta às alterações e sempre consultar um(a) ginecologista para indicar o melhor tratamento.
Tratamento da bartolinite
“Geralmente, a doença pode ser tratada com compressa quente no local, 3 vezes ao dia, por um longo período, o que leva à drenagem espontânea. Já nos abscessos, precisamos associar a drenagem ao uso de antibióticos para combater a infecção, além de uso de analgésicos e/ou anti-inflamatórios para controlar a dor. Em ambos os casos, a doença regride em média em 14 dias”, orienta a ginecologista.
Em casos recorrentes, é sugerido o tratamento cirúrgico, com intuito de evitar um novo quadro. “Nesse caso, pode ser feita a marsupialização (realização de um ponto de drenagem permanente que impede uma nova obstrução local) ou a exérese da glândula de Bartholin. Tais procedimentos não podem ser feitos na vigência do quadro infeccioso ativo, e são feitos em condição eletiva para diminuir intercorrências”, acrescenta Ana Flávia.
A doença pode ser evitada com medidas simples, como usar preservativo nas relações sexuais, boa higienização da região íntima e cuidados ao se depilar com lâminas para prevenir microtraumas, além de evitar usar roupas muito apertadas e calcinha de material sintético. Para saber mais sobre como cuidar da região íntima, conheça o hidratante vaginal e suas indicações.
Uma colcha pode trazer o conforto e o charme necessário para a decoração do quarto. Que tal apostar em uma colcha de crochê que vai deixar tudo ainda mais delicado?
Além disso, você mesma pode fazer a sua colcha, criando uma peça completamente personalizada! Inspire-se com modelos e veja vídeos passo a passo para começar:
60 fotos de colcha de crochê que vão te encantar
Confira uma seleção de lindas colchas de crochê para decorar sua cama e seu quarto:
Só falta escolher que tipo de colcha você quer colocar primeiro no seu quarto e providenciá-la! Não se esqueça que você pode ter várias e mudar junto com os lençóis!
Colcha de crochê: passo a passo
Agora que as ideias estão borbulhando na sua cabeça, vamos para a parte prática! Não existem muitas opções de tutoriais específicos de colcha de crochê em português, mas com modelos de square você consegue montar peças lindas, é só juntar os quadradinhos.
Aprenda 10 motivos em crochê que você pode usar na confecção das suas colchas:
Colcha de crochê com flore, Sandra Beatriz Crochê
Flor e crochê tem tudo a ver! E um modelo de square florido é tudo o que você precisa para criar uma colcha linda e superdelicada. Então, fica aqui uma sugestão bem detalhada e charmosa!
Colcha de crochê de casal, por Giane Crochê
Esse tutorial ensina um square em barbante cru, que irá se transformar em uma colcha de casal versátil e discreta. Ao todo, você vai precisar de 25 squares. Além da receita, você aprender como juntar os seus quadrados com perfeição!
Square fácil de três carreiras, por Diane Gonçalves
O square desse tutorial é pequeno, ou seja, para a colcha, você vai precisar crochetar e unir vários deles. Mas o esforço vale a pena, pois sua peça vai parecer ainda mais trabalhada! Aqui você também confere o melhor modo de unir o modelo.
Square abacaxi simples, por Cris Benvenuto
O ponto abacaxi é lindo por seus detalhes, formados por leques, pontos altos e pontos pipoca. A sua colcha vai ficar encantadora, independente da cor que você escolher usar.
Square abacaxi com flor, por Crochê Terapia
Se você gostou do modelo anterior, vai amar esse! Esse square une o charme do ponto abacaxi e das flores, formando um motivo gracioso. Primeiro você vai fazer a flor, depois completar o square com a sequência do ponto abacaxi.
Square simples para iniciantes, por JNY Crochê
Esse passo a passo é para quem está começando no crochê, pois é uma sequência simples de pontos altos e correntinhas. Quem gosta de decorações mais discretas e prefere peças em crochê de uma só cor pode apostar nesse modelo sem medo de ser feliz!
Square para colcha de crochê, por Giane Crochê
Quer uma opção de square leve, discreto e prático? Esse modelo é maiorzinho, o que vai facilitar sua vida na hora de unir as peças, e tem uma trama simples e bonita. Você pode ir dispondo os squares sobre a cama para saber quantos precisará fazer, seja para uma colcha de casal ou de solteiro.
Square para colcha colorida, por Diane Gonçalves
Esse motivo é perfeito para criar aquelas colchas coloridonas, cheias de vida e alegria. Você pode trocar as cores para adaptar a peça para o seu quarto.
Colcha de crochê de casal duo, por Vanda Cardoso
Outro square com visual mais simples, mas que rende uma colcha superelegante. Você escolhe duas cores para usar e vai alternando na hora de unir os quadrados. Para essa colcha, que é bem grande, você vai precisar de 110 quadradinhos.
Colcha de crochê com barbante cru, por Mariza Miziara
Por fim, uma colcha clássica. Com pontos altos, correntinhas e pontos pipoca, essa sugestão é um mimo só e carrega todo a delicadeza daqueles trabalhos feitos por vó, sabe? A linha usada é bem fininha, e é isso que traz a leveza da peça.
Pronta para dar os primeiros pontos da sua colcha de crochê? Que tal conferir também inspirações de tapete de crochê redondo para completar sua decoração artesanal?